Mucuri: A equipe de reportagem do portal Zero Hora News estará acompanhando as principais licitações nas prefeituras do extremo sul para poder relatar aos nossos leitores todo o acontecimento ocorrido nos bastidores desses certames. Bem como acompanhará a execução dos contratos decorrentes desses certames, para que de forma, imparcial, objetiva, informe o cidadão, onde o dinheiro dos seus impostos está sendo aplicado.

A primeira cidade visitada por nossa equipe de reportagem foi o município de Mucuri, porta de entrada da Bahia e do nordeste brasileiro. Em Mucuri, inicialmente, nossa equipe acompanharia 3 (três) processos licitatórios que ocorreriam nesses últimos dias, são eles, os pregões presenciais, números, 07/2018 e 08/2018, que tratam respectivamente de serviço de transporte escolar e locação de caminhões e máquinas, de igual forma, iriamos acompanhar a concorrência pública, n° 001/2018, sobre reforma de unidades educacionais localizada nos distritos do município.

A equipe de reportagem compareceu, a sessão marcada para o dia 31 de janeiro às 07:30 da manhã do pregão presencial de número 008/2018 para locação de máquinas, chegando lá, foi informada que a licitação iria ser "cancelada" em razão da impugnação de um determinado licitante ao edital, sendo que o pregoeiro da Prefeitura estaria "acatando" essa impugnação e iria readequar os quantitativos do edital. Nossos repórteres solicitaram "vista" no processo e aguarda para saber os reais motivos que ensejaram o “cancelamento” provisório do certame.

Nossa equipe acompanhou também a sessão de abertura da licitação pregão presencial n° 07/2018, cujo objeto seria a contratação de empresa para prestação de serviço de transporte de alunos da rede municipal de ensino. Dado início à licitação (04) quatro empresas compareceram ao certame. Iniciada à disputa de lances, as empresas baixaram o valor inicialmente ofertado, sendo que a licitante LN Serviços e Empreendimentos Ltda, foi classificada com o menor preço ofertado.

Conforme informado houve um acréscimo de 05 (cinco) novos roteiros (linhas de transporte) em relação a licitação ocorrida em 2017.

Nossa equipe comparou o preço contratado em Mucuri com as demais cidades de mesmo porte e dimensão territorial, e constatamos que o preço contratado encontra-se dentro da razoabilidade. Entramos em contato com algumas empresas da região que prestam esse tipo serviço e pedimos para fazer uma cotação, mais uma vez constatou-se, que o preço contratado em Mucuri está dentro da média praticada pelo mercado.

O pregão presencial transcorreu sem nenhum problema, onde todos os licitantes puderam livremente ofertar lances e verificar a documentação, sendo que não foi encontrada nenhuma irregularidade na documentação posta em análise, e por fim, o pregoeiro, declarou vitoriosa a empresa LN Serviços e Empreendimentos Ltda, adjudicando o certame que foi enviado para homologação por parte do Prefeito José Carlos Simões (PDT), o popular doutor Carlos.

Aproveitamos a oportunidade para entrevistar o representante da empresa LN Serviços e Empreendimentos Ltda. acerca dos fatos relatados na reportagem sobre a apreensão de um suposto veículo contratado pela empresa e a disposição do serviço de transporte no ano de 2017 por parte da Polícia Rodoviária Federal que estaria irregular, no qual o representante informou que "aquele ônibus não mais fazia parte dos veículos prestadores de serviço de transporte, más, por conter o dístico de transporte escolar escrito nas laterais, a equipe da PRF foi induzida a erro, más, a empresa já havia informado o órgão desse fato e tomando todas as medidas cabíveis”.

Também acompanhou o pregão presencial o advogado, Dr. Guinter. A concorrência pública n° 01/2018, que havia sido marcado para a abertura dos envelopes para o dia 09 de fevereiro, foi adiada, muito provavelmente por conta do carnaval que iniciou exatamente na sexta-feira, mas, nossa equipe estará presente para acompanhar o certame no dia remarcado.

Por fim, vale ressaltar que o dever do portal Zero Hora News, antes de tudo é relatar os fatos assim como ocorreram, sem proselitismo. Mas, o portal continuará de perto vendo os procedimentos licitatórios do município de Mucuri, e sempre que for o caso, e se assim houver, relatar as irregularidades encontradas, más, esperamos que os demais certames sejam transparente, assim como foi o pregão presencial n° 07/2018  do transporte escolar  acompanhado por nossa equipe, pois, é isso que a sociedade espera de seus governante. 

Com informações: Vanderlei Filho/Zero Hora News. A informação que faz a diferença.