Meia tonelada de explosivos, dividida em bananas de dinamite, foi apreendida na madrugada da terça-feira (13/08), no município de Souto Soares, região da Chapada Diamantina. O material foi levado para a Delegacia Territorial (DT) de Seabra.

A suspeita da polícia é de que a dinamite seria utilizada em ataques a bancos. De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), os explosivos estavam armazenados em uma caminhonete. Eles foram encontrados durante a Operação Varredura.

No momento da apreensão, dois homens que estavam com o material conseguiram fugir após a aproximação da guarnição. Os policiais militares chegaram a fazer rondas para tentar encontrar os suspeitos, mas ninguém foi localizado. 

Nesta manhã, porém, o dono da carga apreendida, José Carlos Passos de Santana, de 53 anos, foi preso. De acordo com a SSP-BA, ele foi encontrado pelos PMs quando tentava fugir para a zona rural.  

Além das bananas de dinamites, também foram encontrados no veículo, três bobinas de cordão e 10 caixas de espoletas explosivas. Encaminhado também para a delegacia de Seabra, José Carlos foi autuado por porte ilegal de artefato explosivo. 

Durante o depoimento, ele, além de confessar ser dono dos explosivos, disse que trabalha em um garimpo e que os explosivos, adquiridos na cidade de Ibitiara, seriam levados para o município de Sento Sé, informou o delegado plantonista da DT, Elton Sodré.

Zero Hora News (A informação que faz a diferença)