Depois de 22 anos de espera, a Taça Guanabara voltou a ter um campeão com 100% de aproveitamento. Com a vitória por 1 x 0 sobre o Fluminensse no último, no Maracanã, o Vasco repetiu o feito do Botafogo de 1997. A diferença, porém, está no número de jogos. Enquanto o Glorioso emplacou 12 vitórias em 12 partidas, o Cruz-Maltino chegou à sétima vitória seguida neste domingo.

Curiosamente, o Botafogo sacramentou a conquista da Taça Guanabara de 1997 com uma vitória sobre o Vasco - 1 a 0 para o Alvinegro, no Maracanã, gol do zagueiro Gonçalves. No regulamento daquele ano, a final da Taça GB era disputada entre líder e vice-líder ao final de 11 rodadas.

Por muito pouco o finalista não foi o Flamengo. Ocupando a vice-liderança até a última rodada, o Rubro-Negro foi derrotado pelos reservas do Botafogo por 1 a 0 no dia 26 de março de 1997, perdendo a vaga na final para o Vasco.

Nestes 22 anos sem um campeão da Taça Guanabara com 100% de aproveitamento, Flamengo e Vasco foram os clubes que estiveram mais próximos de repetir o feito do Botafogo de 1997. Em 2011, o Flamengo venceu os seus sete primeiros jogos da Taça GB, mas a classificação à final veio nos pênaltis, após empate em 1 a 1 com o Botafogo na semi.

Já em 2012, o Vasco chegou à final da Taça GB com 100% de aproveitamento (oito vitórias em oito jogos, inclusive a semifinal), mas acabou derrotado pelo Fluminense por 3 a 1, no Estádio Nilton Santos.

Zero Hora News (A informação que faz a diferença)