O último levantamento que foi elaborado no ano de 2013 a partir de dados obtidos no site do Departamento Nacional de Trânsito-DENATRAN– mostrou que o município de Teixeira de Freitas, tem algo em torno de 45.457 veículos (quarenta e cinco mil quatrocentos e cinquenta e sete veículos). Para o cálculo da relação entre população e tamanho da frota, foram utilizadas as estimativas intercensitárias disponibilizadas pelo DATASUS que, por sua vez, utiliza fontes do IBGE.

Diante desses dados fica claro que o serviço de estamparia de placas de longe seria um negócio pouco rentável, muito pelo contrário, afinal com a recente mudança na resolução do Denatran, que estabeleceu o novo Padrão Mercosul de placas veiculares em todo o território nacional, estampar placas está rendendo muito dinheiro.

Afinal todos terão de se adequar ao novo padrão na hora de fazer o licenciamento ou a transferência de seus veículos, na hora de uma eventual revenda do seu carro usado.

O Monopólio!

Inúmeros leitores do nosso portal após terem lido matéria originalmente veiculada pelo Liberdade News, e replicada pelo Opinião Pública, procuraram a nossa redação para relatarem, que em todo o município de Teixeira de Freitas, existe apenas uma empresa estampadora credenciada para executar o serviço, e que os mesmo sentem-se vitimas de um “MONOPÓLIO DA ESTAMPA”.

 No final de 2018 já haviam denúncias desse suposto monopólio, o fato chegou a ser matéria no Liberdade News.

“Em Teixeira de Freitas tem 06 estampadores de placa, mas apenas 01 está credenciado para fazer a nova placa, que é o “Bell Placas”.

“Existia uma resolução do Detran de nº 729 que foi alterada pela 733, que somente estampadores previamente credenciados poderiam fazer a estampagem, como foi citado que somente “Bell Placas” estaria apto segundo a denúncia porque supostamente, o mesmo estaria de posse de informações privilegiadas” (Matéria do Liberdade News)

A matéria na época Bell Placas fez o seguinte relato:

“Minha empresa está cadastrada no Denatran, e estou apto para fabricar as placas. Fiz um investimento muito simples, e os maquinários estão em dia.

Tenho o sistema para poder operar, tenho estoque, mas, toda essas demandas dependem da parte operacional do Detran.

Não recebi nenhuma decisão porque quem recebe é a pessoa responsável”. Questionado sobre quem seria a pessoa responsável, “Bell Placas” disse não conhecer. “Só sou o estampador”.

Bom, a pessoa responsável por fazer a liberação do credenciamento para as empresas estampadoras, é o funcionário do estado, EDNILTON BRITO DE JESUS, Vistoriador da Comissão de Placas do DETRAN, no estado da Bahia.

Ednilton Brito de Jesus esteve no final do ano passado para fazer a vistoria em pelo menos 10 empresas na região sul e estremo sul, sendo que pelo menos três delas, são da cidade de Teixeira de Freitas, e igualmente ao empresário Bell Placas, fizeram igual investimento na compra de equipamentos de estampagem, conforme levantamento de mercado, algo em torno de R$ 40.000.00 (quarenta mil reais). No entanto apenas Bell Placas foi vistoriado e credenciado.

Os demais apesar de estarem de posse dos equipamentos e requisitos necessários, portanto supostamente aptos, se quer foram visitados para que se fosse feita a vistoria. 

Apesar de Bell Placas ter afirmado a reportagem do Liberdade News, não conhecer a pessoa responsável que “Recebe a decisão” de liberar ou não o credenciamento para as estampagem, o mesmo aparece em uma foto com Ednilto Brito de Jesus, em Arraial da D”juda, distrito de Porto Seguro-BA, em um momento de evidente descontração.

 

Esquerda (de óculos): RAFAEL DOS SANTOS DIAS, proprietário da BELL PLACAS, única empresa cadastrada pelo DETRAN/ Ao Centro (de camisa rosa): EDNILTON BRITO DE JESUS, Vistoriador da Comissão de Placas do DETRAN/BA.
No município de Teixeira de Freitas-BA, existem pelo menos 6 empresas estampadoras de placas.
São elas:
  • 1 BELL FABRICAÇÃO DE PLACAS LTDA = BELL PLACAS (única credenciada) 
  • 2 ALFA PLACAS LTDA ALFA PLACAS
  • 3 PLACÃO INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PLACAS DE VEÍCULOS LTDA = NÉLIA PLACAS
  • 4 GP COMERCIO DE PLACAS AUTOMOTIVAS LTDA = AUTO PLACAS
  • 5 MASTER PLACAS AUTOMOTIVAS LTDA = MASTER PLACAS
  • 6 LULA COMERCIO DE PLACAS PARA VEICULOS LTDA = LULA PLACAS

Nossa redação tentou entrar em contato com Bell Placas e as demais empresas emplacadoras para comentar o caso e as reclamações dos donos de veículos, acerca do suposto monopólio, mas não foi possível estabelecer contato.

Aos citados fica aberto o espaço para que os mesmo deem as suas versões dos fatos. 

Zero Hora News (A informação que faz a diferença) com informações portalopiniaopublica.com