O Prêmio Educador Nota 10, maior e mais importante prêmio da educação básica brasileira, abre as inscrições nesta segunda-feira (01/04) para profissionais da educação infantil e do ensino médio das redes pública e privada. Eles poderão cadastrar as suas iniciativas no site http://www.premioeducadornota10.org/. As inscrições se encerram em 27 de maio.

Neste ano, a novidade é a inclusão de novos componentes curriculares do ensino médio para alinhar o prêmio à Base Nacional Comum Curricular,aprovada no fim do ano passado. Agora, poderão se inscrever projetos de artes, educação física, filosofia, língua estrangeira e sociologia no ensino médio. A relação completa dos componentes curriculares está no regulamento no site da premiação.

Uma comissão deverá selecionar 50 finalistas. Destes, serão escolhidos dez vencedores e, entre eles, o Educador do Ano. Cada um dos vencedores ganha um vale-presente de R$ 15 mil e o Educador do Ano ganha outro vale-presente, também no valor de R$ 15 mil. As escolas vencedoras também recebem uma verba para celebrar a premiação.

Em 2018, o prêmio de Educador do Ano foi para Ana Cláudia Santos, com o projeto “O Ser(tão) De Cada Um”, desenvolvido para estimular alunos do 3º ano do ensino médio a lerem obras de Guimarães Rosa.

Em 2017, Elisângela Dell-Armelina Suruí, uma professora que desenvolveu um projeto de alfabetização na língua indígena Paiter Suruí em Cacoal (RO), foi a escolhida como Educadora do Ano.

Zero Hora News (A informação que faz a diferença)